terça-feira, 22 de novembro de 2011

Clube 24 de Agosto presente na abertura da 3ª Semana da Consciência Negra de Jaguarão

O Clube 24 de Agosto esteve presente na noite do dia 20 de Novembro no Círculo Operário Jaguarense por ocasião da abertura da 3ª Semana da Consciência Negra do município. Foi uma noite muito especial com a apresentação dos toques do Candombe feitos pelo Grupo Assessor de Candombe da Comissão Nacional de Patrimônio do Uruguai, com a presença de Périco Goulart, Juan Goulart e Waldemar Silva. Além do candombe fizeram parte do evento a Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares de Rio Grande, conduzida pelo Mestre Saci, os quais promoveram um encontro da capoeira e do candombe.


Fonte: http://confrariadospoetasdejaguarao.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Clube 24 de Agosto participa da 3ª edição da Semana da Consciência Negra

Em parceira com a Prefeitura Munipal de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Universidade Federal do Pampa, o Clube 24 de Agosto integra a 3ª edição da Semana da Consciência Negra.
Segue abaixo a programação da Semana da Consciência Negra que tem início no dia 20 de novembro, domingo:

20 de novembro, às 19h, no Circulo Operário: abertura oficial da 3° Semana da Consciência Negra "Explicação dos toques tradicionais do tambor afromontevideano" com Waldemar Silva,José Pedro Goulart e Aquiles Pintos

21 de novembro, Unipampa:
8h45 Apresentação cultural grupo de dança Donos da Rua
09h abertura do I Seminário Consciência Negra na Fronteira
10h Palestra: “Filhos de Cam, filhos do
cão: o trabalhador escravizado na historiografia brasileira”. Dr. Mário Maestri
14h Palestra "La realidad esclavista uruguaya, a la sombra de la brasileña:una aproximación a los afroamericanos a la luz de los ejes de estudio de las ciencias sociales"Dr. Carlos Barros Pons
15h45 Momento artístico (escola municipal)
16h Palestra: Demografia dos trabalhadores escravizados: uma análise de Pelotas e Herval (1840-1859).Ms. Mateus de Oliveira Couto
18h Lançamento de livros
19h Relato de experiências das Escolas Municipais e das atividades do PET.Local:Clube 24 de Agosto

22 de novembro, Unipampa:
08h Momento artístico(SMED)
08h15 Palestra: Secuestro y trafico de esclavos em La frontera oriental - 1850 – 1870Ms. Eduardo Ramon Palermo
09h45 Momento artístico(SMED)
10h Palestra:Jandira Eloha Lopes:São Miguel dos Pretos: a construção de uma identidade.
11h oficinas
13h45 Momento artístico(SMED)
14h Palestra: O mito da escravidão negociada: dos escritores coloniais aos historiadores neofreyrianos. Ms. Hermerson Ferreira
15h45 Momento artístico(SMED)
16h Palestra: O papel do escravo na economia privada romana Ms. Deivid Valério Gaia

19h - Clube 24 de Agosto: apresentação cultural Ponto de Cultura Axé Raízes (Arroio Grande)

23 de novembro, Unipampa - 08h Momento artístico(SMED)
08h Palestra: A importância da Semana da Consciência Negra para região.Prefeito Cláudio Martins e Afranio Avila da Silva (Secretário de Turismo de Arroio Grande)
10h Palestra CAPA (Pelotas)
13h45 Momento artístico(SMED)
14h Mesa Redonda: Remanescente de quilombos.Lideranças de Comunidades Quilombolas
15h45 Momento Artístico(SMED)
16h Palestra:Dinâmicas entre os procedimentos administrativos para a regularização de territórios quilombolas a partir do decreto 4.887/2003 e as comunidades quilombolas.Sebastião Henrique Santos Lima (INCRA)

19h - Clube 24 de Agosto: Tambores de Angola

19h - 25 de novembro, Casa de Cultura
Encontro Municipal da comunidade de religião de matriz africana
Exibição dos vídeos da Festa de Iemanjá e São Jorge

26 de novembro, Clube 24 de Agosto - 17h Conferência Municipal "Saúde da população negra"

27 de novembro, Clube 24 de Agosto - 18h Concurso "Mais Bela Negra" e encerramento da 3° Semana da Consciência Negra

III Corversa Sobre Patrimônio





No dia 5 de outubro de 2011 ocorreu a terceira Conversa sobre Patrimônio promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão em parceria com a Unipampa. Essa edição teve como tema o Clube Social 24 de Agosto, o qual ofereceu um baile à moda antiga com o intuito de rememorar os antigos carnavais promovidos pela instituição.
Muitos foram os que se emocionaram com as histórias de Nergipe Machado, Tereza de los Angeles, Maria de Lourdes, Tia Mocinha e Aldaci e tantos outros que se animaram a contar suas experiências e histórias de vida direta ou indiretamente relacionadas ao Clube 24.
A conversa se deu de maneira agradável, ao som de marchinhas de carnaval e fotos antigas do Clube. No final todos se entregaram ao carnaval, dançando as marchinhas de mãos dadas.
Estiveram presentes, além dos sócios e comunidade carnavalesca, a Diretora do Patrimônio Histórico da cidade Andréa Lima, a Secretária Adjunta de Cultura Maria Fernanda Passos, os professores da Unipampa que fazem parte do Projeto Caiuá Al-Alam e Adriana Fraga e a professora da Escola Salis Goulart que pesquisou o Clube 24 Juliana Nunes.


Clube 24 de Agosto Completa 93 Anos

Na noite do dia 26 de agosto de 2011, o Clube 24 de Agosto realizou baile de aniversário pela passagem dos 93 anos de fundação da instituição.
O Clube 24 de Agosto foi fundado em 24 de agosto de 1918 por um grupo de amigos, dando destaque para as figuras de Theodoro Rodrigues e Malaquia de Oliveira. A ideia dessa fundação partiu por conta do impedimento que os negros sofriam, naquela época, de participarem dos clubes dos brancos.
O baile esteve radiante, com a presença de ilustres convidados, como por exemplo, o Prefeito Municipal Cláudio Martins, o Secretário de Cultura e Turismo José Alencar Porto, vereador Oberte Paiva, o ex-prefeito Henrique Knnor Filho, a sócia mais antiga do Clube D. Tereza de los Angeles, bem como todos os membros da diretoria, dentre tantos outros presentes em nossos salões.
A festa correu até altas horas, sendo comemorado com muitos vivas a passagem dessa data tão marcante para a sociedade Clube 24 de Agosto.

Presidente do Clube 24 Sr. Neir Madruga, soberana Marina Sousa e primeira dama Sônia Crespo