quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exposição "Somos o Suco do Carnaval" em Pelotas


A Exposição, em forma de banners, visa apresentar a comunidade em geral, parte da historia carnavalesca de uma das mais tradicionais entidades da cidade de Jaguarão no Rio Grande do Sul, o Clube Social 24 de Agosto, que foi fundado m 1918 como um espaço de sociabilidade e entretenimento para as populações negras jaguarenses, impedidas de freqüentar outros meios sociais da cidade à época de seu surgimento. A Mostra conta a história de um clube étnico ressaltando a importância histórica e atual desse patrimônio popular. 

A Exposição consiste em quatro eixos temáticos, elaborados a partir de pesquisa documental e oral, e aborda os diferentes estilos carnavalescos através dos quais o Clube 24 de Agosto se expressou ao longo dos anos: 1- O Carnaval Veneziano; 2 – Os Cordões Carnavalescos; 3- As Rainhas Étnicas; 4- As Marchinhas Carnavalescas.

A Exposição será realizada no saguão do Centro de Integração do Mercosul – UFPel dos dias 5 a 25 de junho de 2012 com abertura prevista para o dia 5 às 18 h.
Contará ainda com monitores, alunos do curso de Bacharelado em Ciências Musicais do Centro de Artes da UPFpel, para guiar a visita do público em horários específicos.

A pesquisa histórica e roteiro são da historiadora Juliana dos Santos Nunes e a coordenação geral da mostra é do Prof. Dr. Werner Ewald da UFPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário